Foi com grande tristeza que o Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (EMCDDA) tomou conhecimento do falecimento esta semana do Padre Vítor Feytor Pinto.
Primeiro Presidente do Conselho de Administração da agência, cargo que desempenhou entre 1994 e 1997, o Padre Feytor Pinto deu um contributo fundamental para a instalação e para o início das atividades operativas do EMCDDA.
Enquanto Alto-comissário para o Projecto VIDA, e por inerência Coordenador da luta contra a Droga em Portugal, o Padre Feytor Pinto promoveu ainda o estabelecimento do Observatório VIDA, o primeiro Ponto focal nacional de Portugal da Rede Europeia de Informação sobre a Droga e a Toxicodependência (Reitox), empenhando-se no bom funcionamento do mesmo e de uma rede nacional de fontes de dados e informação.
O Padre Feytor Pinto esteve entre os pioneiros de uma nova forma de abordar o problema da droga em Portugal e na Europa no final dos anos 80, promovendo a sensibilização dos responsáveis políticos para a importância de privilegiar o conhecimento sobre o dogma e a ideologia, e para a relevância dos aspetos de saúde, numa área até então dominada por uma perspetiva securitária e do controlo da oferta.
O Diretor do EMCDDA e o seu pessoal sublinham publicamente o seu reconhecimento e agradecimento pelo papel desempenhado pelo Padre Vítor Feytor Pinto na vida da agência, e enviam sentidas condolências à sua família.