O Conselho de Administração da Agência da União Europeia sobre Drogas (EUDA), reunido em Lisboa esta semana, realizou hoje eleições para as suas posições de liderança. O Conselho elegeu o membro austríaco Franz Pietsch como presidente e o membro luxemburguês Xavier Poos como vice-presidente, cargos que ocuparão durante um mandato de quatro anos (2025–2028).
Ambos os candidatos ocuparam estes cargos no Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (EMCDDA), antecessor do EUDA, vendo agora os seus mandatos terminar em 31 de dezembro de 2024. O EUDA sucedeu oficialmente ao EMCDDA a 2 de julho de 2024, altura em que durante a reunião inaugural do seu Conselho de Administração realizada naquela mesma semana se estabeleceu o regulamento interno da agência.
Franz Pietsch (Áustria) é Diretor-Geral Adjunto e Chefe de Divisão da Lei dos Medicamentos para Uso Humano do Ministério Federal dos Assuntos Sociais, Saúde, Cuidados e Proteção do Consumidor da Áustria. É também Presidente do Conselho de Curadores da Anton Proksch Institute Foundation, uma das maiores clínicas de tratamento de dependências da Europa. Durante a sua distinta carreira, o Dr Pietsch contribuiu para uma vasta gama de políticas relacionadas com a droga a nível nacional, europeu e internacional. Membro do Conselho de Administração do EMCDDA desde 2002, ocupou os cargos de Vice-Presidente (2016–2021) e Presidente (2022–2024). Ao longo dos anos, o Dr Pietsch também trouxe os seus conhecimentos ao Comité Orçamental e ao Comité Executivo do EMCDDA.
Xavier Poos (Luxemburgo) é Diretor Adjunto de Saúde na Direção de Saúde do Luxemburgo, onde ocupa o cargo de Diretor Administrativo e Financeiro. O Dr Poos é também Vice-Presidente do Conselho de Administração do Instituto de Saúde de Luxemburgo. Durante a pandemia de COVID-19, desempenhou um papel fundamental como Vice-Presidente, e mais tarde como Presidente, da 'Célula Logística COVID-19' nacional do Luxemburgo, coordenando esforços para gerir a crise, particularmente através do estabelecimento de uma estratégia nacional de compras e logística para produtos de saúde. Membro do Conselho de Administração do EMCDDA desde 2014, ocupou o cargo de vice-presidente entre 2022 e 2024.
A propósito dos resultados das eleições, o Diretor Executivo da EUDA, Alexis Goosdeel, comentou: "Estendo as minhas mais calorosas felicitações ao Dr Franz Pietsch e ao Dr Xavier Poos pela sua eleição hoje e elogio o seu compromisso inabalável com o trabalho da agência. Gostaria também de expressar a minha gratidão pelos papéis fundamentais que desempenharam como Presidente e Vice-Presidente do Conselho de Administração ao longo dos últimos três anos, um período caracterizado pela transição bem-sucedida do EMCDDA para a EUDA. Com base na nossa forte colaboração, espero que continuemos a trabalhar no sentido da plena implementação do novo mandato da EUDA e, que juntos, possamos contribuir para reforçar a preparação da UE em matéria de droga".