Como está a evoluir o mercado europeu de opiáceos? Quais são as substâncias que causam atualmente maior preocupação? Como é que os países estão a responder ao consumo de canábis? Saiba mais informações quando o Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (EMCDDA) lançar o seu Relatório Europeu sobre Drogas 2024: Tendências e desenvolvimentos numa conferência de imprensa em linha e em direto em 11 de junho.
Com base em dados de 29 países (UE 27, Turquia e Noruega), o relatório em linha apresenta a mais recente panorâmica da situação da droga na Europa, explorando as tendências a longo prazo e as ameaças emergentes. A análise exaustiva abrange o consumo e a oferta de droga, bem como os danos relacionados com a droga e as respostas aos mesmos.
Mais de cem gráficos interativos complementam a análise, enquanto os painéis interativos específicos permitem aos utilizadores visualizar dados e tendências a nível europeu e nacional. Os jornalistas de dados e os investigadores poderão aceder aos dados de origem para facilitar a partilha e a reutilização. O recurso foi concebido para ser lido numa série de dispositivos (computadores, telemóveis, tablets).
Acompanha o relatório o Boletim Estatístico 2024, que contém conjuntos de dados nacionais.
Participe no evento em linha em direto para escutar as principais questões e a análise mais recente.
Conferência de imprensa (em linha)
Data: 11 de junho de 2024, às 10.00 WEST (Lisboa), 11.00 CET (Bruxelas)
Oradores:
- Ylva Johansson, comissária europeia dos Assuntos Internos
- Franz Pietsch, presidente do Conselho de Administração do EMCDDA (Áustria)
- Alexis Goosdeel, Diretor do EMCDDA
No período que antecede o lançamento, estarão disponíveis mais pormenores na página do evento de lançamento do Relatório Europeu sobre Drogas de 2024.
Relatório sujeito a embargo e entrevistas: press@emcdda.europa.eu
A conferência de imprensa será realizada em inglês.