MDMA – a situação atual na Europa (Relatório Europeu sobre Drogas 2025)

cover of the European Drug Report 2025: mdma

MDMA é uma droga sintética quimicamente relacionada com as anfetaminas, mas com efeitos um tanto diferentes. Na Europa, o consumo de MDMA tem estado geralmente associado a padrões episódicos de consumo no contexto da vida noturna e do entretenimento. Nesta página, pode encontrar a análise mais recente da situação da MDMA na Europa, incluindo a prevalência do consumo, as apreensões, o preço e a pureza e mais. 

Esta página faz parte do Relatório Europeu sobre Drogas 2025, a síntese anual da EUDA sobre a situação das drogas na Europa.

Última atualização: 5 de junho de 2025

Produtos fortes de MDMA continuam a representar riscos para a saúde, à medida que a produção europeia aumenta

MDMA é uma droga sintética quimicamente relacionada com as anfetaminas, mas com efeitos um tanto diferentes. Na Europa, o consumo de MDMA tem estado geralmente associado a padrões episódicos de consumo no contexto da vida noturna e do entretenimento. Os dados do inquérito indicam que a MDMA é o segundo estimulante ilícito mais comummente consumido na Europa, a seguir à cocaína. O consumo da droga pareceu diminuir temporariamente durante as fases iniciais da pandemia de COVID-19, mas recuperou quando as medidas de afastamento social foram levantadas. Os dados mais recentes disponíveis sugerem que a situação atual é relativamente estável em termos de consumo anual, embora a situação nacional seja relativamente heterogénea e existam alguns possíveis sinais de um ligeiro aumento da utilização em alguns países. Mais de metade das cidades europeias que comunicaram a análise das águas residuais registaram um aumento dos resíduos de MDMA entre 2023 e 2024.

A Europa continua a ser uma fonte significativa de MDMA a nível mundial

Sabe-se que a produção de MDMA ocorre na Europa, tanto para consumo interno como para exportação para mercados fora da UE. A Europa é reconhecida como uma importante fonte de abastecimento mundial para esta substância. A maior parte desta produção ocorre nos Países Baixos e na Bélgica, onde a polícia deteta laboratórios ilícitos de dimensão variável, desde pequenas a maiores instalações todos os anos (Figura 5.1). Recentemente, foram também desmantelados locais de produção de MDMA em Espanha e, em menor medida, em França, na Polónia e na Suécia. Tal reflete provavelmente uma diversificação dos locais de produção. Embora a monitorização das tendências de produção de drogas ilícitas seja sempre difícil, há sinais que sugerem que a produção na Europa pode agora estar a aumentar, na sequência de um declínio durante a pandemia de COVID-19. Em 2023, foram desmantelados na União Europeia pelo menos 36 laboratórios de MDMA (48 em 2022), enquanto as apreensões da substância química precursora de PMK (piperonilmetilcetona) e dos seus derivados glicídicos para o fabrico de MDMA aumentaram acentuadamente pelo segundo ano consecutivo em 2023, para 63,1 toneladas (19,9 toneladas em 2022). Em 2023, continuaram a ser apreendidos produtos químicos alternativos ao fabrico de MDMA, tais como a MAMDPA e a IMDPAM, refletindo a forma como os grupos de criminalidade organizada envolvidos na produção de droga alternam entre precursores para evitar controlos legais. Estas notificações de aumento das apreensões de precursores e produtos químicos alternativos de MDMA, combinadas com informações sobre as exportações de MDMA, podem refletir um aumento da produção desta droga para os mercados mundiais e uma recuperação geral na sequência da pandemia de COVID-19. Os recentes aumentos das quantidades de comprimidos e de pós de MDMA apreendidos na Europa também sugerem um provável aumento da produção de MDMA na União Europeia.

Figura 5.1. Instalações de produção de MDMA desmanteladas pela polícia belga, em Limburgo (à esquerda) e Liège (à direita), 2023
MDMA production facilities dismantled by Belgian Police, in Limburg (L) and Liège (R), 2023
MDMA production facilities dismantled by Belgian Police, in Limburg (L) and Liège (R), 2023

Fonte: Polícia belga, 2023.

A MDMA produzida na Europa é traficada para regiões como a Oceânia, a Ásia e a América Latina. Também é preocupante a possível utilização de uma rota inversa de tráfico de cocaína, da Europa para a América Latina, com indicações que a MDMA esteja a ser trocada por cocaína. O tráfico de MDMA para a América Latina constitui uma oportunidade para os produtores de MDMA na Europa, tendo em conta o preço das drogas sintéticas na região e o grande potencial de mercado. A possibilidade de utilizar rotas de tráfico de cocaína já estabelecidas, anteriormente consideradas rotas de «sentido único», pode motivar ainda mais os produtores de MDMA na Europa para traficar a droga para a América Latina e colaborar mais estreitamente com as redes de tráfico de cocaína.

O impacto ambiental da produção de MDMA na Europa é significativo, uma vez que cada quilograma de MDMA gera aproximadamente 58 quilogramas de resíduos tóxicos. No total, a produção de MDMA na União Europeia poderá gerar entre 1000 e 3000 toneladas de resíduos químicos por ano. Os locais de produção são também propensos a acidentes, explosões e incêndios devido à volatilidade dos produtos químicos envolvidos – representando um risco significativo para as comunidades circundantes.

A falta de sensibilização por parte dos consumidores para a potência dos produtos de MDMA continua a ser uma preocupação

O teor de MDMA dos comprimidos de ecstasy disponíveis no mercado de retalho continua a ser elevado pelos padrões históricos. Embora os comprimidos de ecstasy que contenham um máximo de 350 miligramas de MDMA ainda sejam reportados como sendo vendidos na Europa, em média, o teor de MDMA dos comprimidos de ecstasy parece ter estabilizado nos últimos anos, a um nível relativamente elevado entre 138 e 158 miligramas por comprimido. Trata-se de um declínio decorrente do pico médio de 170 miligramas de MDMA por comprimido registado antes da pandemia, em 2019. No entanto, a dosagem relativamente elevada dos atuais comprimidos de MDMA pode ser observada a partir de uma comparação com 2011, ano em que o teor médio de MDMA nos comprimidos era de cerca de 84 miligramas. A disponibilidade contínua de produtos de maior potência pode aumentar o risco de efeitos adversos para a saúde associados ao consumo desta substância. Os riscos para a saúde decorrentes do consumo de MDMA podem também ser exacerbados pelo policonsumo de drogas que continua a ser uma prática comum.

Os comprimidos de MDMA estão normalmente disponíveis em vários modelos, frequentemente réplicas coloridas de logótipos de marcas. Juntamente com pós e comprimidos, têm sido detetados ocasionalmente produtos de MDMA mais inovadores, tais como produtos comestíveis (rebuçados, gelatinas e chupa-chupas), nos últimos anos em alguns países, por exemplo na Bélgica e na Chéquia. Tal como acontece com os produtos comestíveis de canábis, estes produtos colocam dificuldades na regulação da dosagem pretendida e aumentam o risco de consumo inadvertido, o que é especialmente preocupante se forem consumidos por menores.

O consumo de MDMA raramente é citado como motivo para procura de tratamento da toxicodependência na Europa, mas existem casos de intoxicações agudas e mortes por vezes associados ao seu consumo. Alguns países, incluindo a Alemanha, comunicaram um número relativamente pequeno, mas crescente, de mortes induzidas pelo consumo de droga envolvendo MDMA em 2023. A Turquia continua a ser o único país que comunicou uma elevada percentagem de mortes induzidas pelo consumo de droga em que a MDMA é mencionada na análise toxicológica. No entanto, as razões para tal não são claras. A identificação da MDMA na análise post mortem, em especial juntamente com outras substâncias, não significa necessariamente que a droga tenha causado ou contribuído para a overdose fatal. No entanto, há alguns registos de mortes que envolveram apenas MDMA, o que sugere que a droga foi a causa provável da morte nesses casos.

O consumo de MDMA continua a ser uma questão importante nas mensagens e intervenções de prevenção e redução de danos. As medidas normalmente adotadas nesta área incluem comunicações de risco sobre produtos de elevada potência e orientações para um consumo mais seguro, bem como a prestação de serviços de entrega e, em alguns países, serviços de testagem de substâncias psicoativas, onde os consumidores podem analisar a composição das suas substâncias. Uma vez que o teor de MDMA e a pureza dos lotes de comprimidos e pós em circulação a nível retalhista podem variar, os consumidores estão expostos a níveis de risco potencialmente variáveis e imprevisíveis. Por exemplo, na Irlanda, o Programa Health Service Executive Safer Nightlife, que opera num grande festival de música em agosto de 2024, constatou que mais de metade dos comprimidos entregues ou confiscados analisados continham 200 miligramas de MDMA. Foi utilizado um alerta rápido de risco para informar os esforços de redução de danos e foi partilhado nas redes sociais, nos ecrãs e na aplicação do festival (ver Figura 5.2). A comunicação aconselhou os potenciais consumidores sobre os riscos para a saúde, uma vez que várias emergências médicas, incluindo ataques, foram comunicadas como estando relacionadas com o consumo dos comprimidos no evento.

Figura 5.2. Exemplos de comunicações de alerta de riscos emitidas num festival de música na Irlanda, agosto de 2024
Exemplos de comunicações de alerta de riscos emitidas num festival de música na Irlanda, agosto de 2024. Emitido pelo Programa Health Service Executive Safer Nightlife, para alertar sobre os produtos de MDMA de elevada potência
Examples of risk alert communications issued at a music festival in Ireland, August 2024. Issued by the Health Service Executive Safer Nightlife Programme, to warn about high-strength MDMA products

Nota: Emitido pelo Programa Health Service Executive Safer Nightlife, para alertar sobre os produtos de MDMA de elevada potência.

Embora seja difícil generalizar devido a limitações na cobertura nacional e europeia, as informações disponíveis pelos serviços de testagem de substâncias psicoativas sugerem que os produtos de MDMA estão, geralmente, menos sujeitos a adulteração do que outras drogas ilícitas analisadas em 2024. No entanto, isto acontece, tal como ilustrado pela deteção ocasional de catinonas sintéticas em comprimidos de MDMA. No entanto, a proporção de amostras de MDMA analisadas pelos serviços europeus de testagem de substâncias psicoativas que foram adulteradas com catinonas diminuiu de 6 % para menos de 2 % entre 2023 e 2024. Estas misturas de drogas, que foram comunicadas ao mecanismo de Sistema de Alerta Rápido da UE como estando a ser vendidas abusivamente como MDMA aos consumidores, podem também aumentar o risco para os consumidores de sofrerem efeitos adversos inesperados e potenciais danos.

Estão disponíveis mais informações pormenorizadas sobre o MDMA nos Mercados da droga conjuntos da EUDA-Europol: Análise aprofundada e Estimulantes: respostas sanitárias e sociais da EUDA.

Principais dados e tendências

Prevalência e padrões de consumo de MDMA

  • Inquéritos realizados por 26 países da UE entre 2015 e 2024 sugerem que 2,6 milhões de jovens adultos (com idades compreendidas entre os 15 e os 34 anos) consumiram MDMA no último ano (2,6 % deste grupo etário), estimando-se que 2,7 % (1,3 milhões) das pessoas com idades compreendidas entre os 15 e os 24 anos tenham consumido MDMA no último ano (para os dados do inquérito, ver Figura 5.3).
Figura 5.3. Prevalência do consumo de MDMA («ecstasy») na Europa

This data explorer enables you to view our data on the prevalence of MDMA use by recall period and age range. You can access data by country by clicking on the map or selecting a country from the dropdown menu.

Notes

Prevalence data presented here are based on general population surveys submitted to the EUDA by national focal points. For the latest data and detailed methodological information please see the Statistical Bulletin 2025: Prevalence of drug use.

Graphics showing the most recent data for a country are based on studies carried out between 2013 and 2023.

Prevalence estimates for the general population: age ranges are 18-64 and 18-34 for Germany, Greece, France, Italy and Hungary; 16-64 and 16-34 for Denmark, Estonia and Norway; 18-65 for Malta; 17-64 and 17-34 for Sweden.

  • Dos 15 países europeus que realizaram inquéritos desde 2022 e que forneceram intervalos de confiança, 1 comunicou estimativas mais baixas do que no inquérito comparável anterior, 6 comunicaram estimativas mais elevadas e 8 estimativas estáveis.
  • No inquérito escolar ESPAD de 2024, a MDMA/ecstasy foi classificado como facilmente acessível por cerca de 10 % dos estudantes do ESPAD de 15 a 16 anos na União Europeia. Em média, 1,8 % dos estudantes afirmaram ter consumido a droga, pelo menos, uma vez na vida e menos de 1 % afirmou ter consumido MDMA pela primeira vez aos 13 anos de idade ou menos.
  • Das 76 cidades que dispõem de dados sobre os resíduos de MDMA nas águas residuais municipais referentes a 2023 e 2024, 41 comunicaram um aumento, 11 uma situação estável e 24 uma redução (Figura 5.4). Todas as 9 cidades com dados relativos a 2024 e 2011 tinham doses mais elevadas de MDMA em 2024.
Figura 5.4. Resíduos de MDMA em águas residuais em cidades europeias selecionadas: alterações entre 2023 e 2024

Mean daily amounts of MDMA in milligrams per 1000 population. Sampling was carried out over a week in March and May 2024.
Taking into account statistical errors, values that differ less than 10 % from the previous value are considered stable in this figure.
Source: Sewage Analysis Core Group Europe (SCORE)
For the complete data set and analysis, see Wastewater analysis and drugs – a European multi-city study.

  • O Inquérito Europeu Online sobre Drogas 2024, um inquérito não representativo de pessoas que consomem drogas, indicou que a MDMA/ecstasy era a segunda droga mais consumida entre os inquiridos, tendo um terço dos mesmos consumido esta droga nos últimos 12 meses. Para quase 80 % dos inquiridos, os festivais de música ou as festas foram os contextos preferidos para o consumo desta droga. Apenas 10 % dos participantes afirmaram consumi-la sem qualquer outra substância na última ocasião: 70 % utilizaram-na com álcool, 55 % com tabaco e 27 % com canábis herbácea. Em termos dos produtos utilizados, cerca de 28 % dos consumidores comunicaram o consumo de pós/cristais, 37 % consumiam pastilhas e 36 % tinham consumido os dois tipos. Em média, os inquiridos indicaram que consomem normalmente 1 comprimido num dia de utilização.

Mortes e casos hospitalares relacionados com a MDMA

  • A MDMA é notificada em números relativamente pequenos de mortes induzidas pelo consumo de droga e, na maioria dos países, menos de 1 em cada 20 casos envolvem a droga. A Turquia é uma exceção, com a MDMA a ser identificada em quase 1 em cada 3 mortes induzidas pelo consumo de droga (89 de 300 em 2023). A maioria das mortes induzidas pelo consumo de droga na Turquia ocorre entre os mais jovens, predominantemente do sexo masculino, e é mais provável que envolva drogas estimulantes do que opiáceos, em comparação com a União Europeia e a Noruega.
  • Na Alemanha, a informação toxicológica é confirmada em cerca de 4 em cada 10 casos e as autopsias são realizadas para pouco mais de metade dos casos. As informações para os outros casos provêm dos agentes da polícia que apresentam relatórios. No entanto, tendo em conta a possível subestimação, as mortes induzidas pelo consumo de droga com a menção de MDMA representaram 6 % dos casos comunicados em 2023, o que corresponde um aumento de 4 % em 2021 e 2022. O número destas mortes aumentou de 59 casos em 2021 e 65 em 2022 para 105 em 2023. Em comparação, registou-se um aumento de um total de 1 460 casos de mortes induzidas pelo consumo de droga na Alemanha em 2021 e 1 631 em 2022 para 1 838 casos em 2023. Em menos de 1 em cada 5 casos em que a MDMA foi mencionada, esta foi a única droga identificada.
  • Em alguns países onde estavam disponíveis dados completos da análise toxicológica, uma percentagem significativa de mortes relacionadas com a MDMA envolveu apenas MDMA. Por exemplo, quase um terço (28/89, 31 %) das mortes relacionadas com a MDMA na Turquia e cerca de metade (6/11) na Finlândia envolveram apenas MDMA.
  • A MDMA foi a oitava droga mais frequentemente notificada pelos hospitais Euro-DEN Plus em 2023. A droga foi comunicada por 20 hospitais sentinela em 2023 e esteve envolvida numa média de 5 % dos casos em 22 hospitais da União Europeia e da Noruega que comunicaram dados relativos a esse ano.
  • Apenas nos hospitais sentinela de Gante, na Bélgica, e de Parnu, na Estónia, a MDMA esteve presente em mais de 1 em cada 10 casos.
  • Em 2023, em metade dos hospitais Euro-DEN, pelo menos 2 em cada 3 casos com MDMA eram do sexo masculino, mais de 4,5 em cada 10 eram jovens com menos de 25 anos.
  • A maioria dos casos de MDMA esteve associada ao policonsumo de drogas. A MDMA foi a única droga notificada para cerca de um terço dos casos relacionados com MDMA (2 % de todos os casos). No entanto, o álcool foi reportado em quase metade dos mesmos.
  • Quase metade dos casos que envolviam MDMA (46 %) foram registados aos sábados ou domingos.
  • O álcool foi coingerido com MDMA em mais de metade dos casos (55 %) para os quais dispomos de informações sobre a ingestão de álcool. A cocaína, a canábis e a anfetamina foram as drogas mais frequentemente notificadas em casos que envolviam MDMA.

Dados do mercado de MDMA

  • Em 2023, os Estados-Membros da UE comunicaram 17 000 apreensões de MDMA (14 500 em 2022), totalizando 3,6 toneladas de pó de MDMA (1,2 toneladas em 2022) e 7,2 milhões de comprimidos de MDMA (2,5 milhões em 2022). A Turquia apreendeu 5,2 milhões de comprimidos de MDMA em 2023 (5 milhões em 2022) (Figura 5.5).
  • Em 2023, 2 Estados-Membros da UE comunicaram ter desmantelado 36 laboratórios de MDMA. A Bélgica notificou 4 laboratórios de MDMA, com os Países Baixos a comunicarem 32.
  • As apreensões de precursores de MDMA aumentaram para 64,1 toneladas em 2023 (20,5 toneladas em 2022), principalmente sob a forma do precursor PMK de MDMA e dos seus derivados glicídicos, dos quais foram apreendidas 63,1 toneladas em 2023 (19,9 toneladas em 2022). Em 2023, foram também comunicadas apreensões de produtos químicos alternativos para a produção de MDMA: 565,4 quilogramas de MAMDPA (37 quilogramas em 2022) e, pela primeira vez, apreensões de IMDPAM (450 quilogramas).
  • Em 2023, os comprimidos de MDMA apreendidos na Europa continham, em média, entre 138 e 158 miligramas de MDMA (140-157 miligramas em 2022) e a pureza média dos pós de MDMA apreendidos variava entre 24 % e 100 % (46-100 % em 2022), tendo metade dos países comunicado valores com o intervalo de 67-88 % (66-87 % em 2022) (Figura 5.5). Os Países Baixos, um dos países-chave de origem para o fornecimento de MDMA para a Europa, comunicaram um teor médio de MDMA em comprimidos de ecstasy de 133 miligramas e uma pureza de 75 % para os pós de MDMA.
Figura 5.5. Mercado de MDMA na Europa

Notes: EU+2 refers to EU Member States, Norway and Türkiye. Price and content of MDMA tablets: national mean values – minimum, maximum and interquartile range. Indexed trends refer to MDMA tablets. Countries covered vary by indicator.

  • No primeiro semestre de 2024, foram analisadas um total de 2 747 amostras vendidas como MDMA para detetar adulterantes psicoativos por 13 serviços de testagem de substâncias psicoativas em 10 Estados-Membros da UE. A MDMA era a única substância psicoativa em 2 589 amostras, enquanto as restantes 158 amostras continham pelo menos uma outra substância psicoativa. As catinonas sintéticas foram as mais frequentemente detetadas destas, representando menos de 2 % das amostras vendidas como MDMA (Figura 5.6, Figura 5.7 e Figura 5.8), um valor abaixo dos 6 % registado em 2023.
Figura 5.6. Adulterantes psicoativos detetados em amostras vendidas aos consumidores como MDMA e testados por 12 serviços europeus de testagem de substâncias psicoativas em 2024

Source: Trans-European Drug Information network (TEDI). Data from 13 European drug checking services in 10 EU Member States, collected between January and June 2024.

Figura 5.7. Pureza das amostras em pó de MDMA apresentadas aos serviços de testagem de substâncias psicoativas em 2023 e 2024

Source: Trans-European Drug Information network (TEDI). Data from 13 European drug checking services in 10 EU Member States, collected between January and June of 2023 and 2024.

Figura 5.8. Teor das amostras de comprimidos de MDMA apresentadas aos serviços de testagem de substâncias psicoativas em 2023 e 2024

Source: Trans-European Drug Information network (TEDI). Data from 13 European drug checking services in 10 EU Member States, collected between January and June of 2023 and 2024.

Fontes de dados

O conjunto completo de dados de base para o Relatório Europeu sobre Drogas 2025, incluindo metadados e notas metodológicas, está disponível no nosso catálogo de dados.

Pode ser consultado abaixo um subconjunto destes dados, utilizado para gerar infografias, quadros e outros elementos nesta página.

Quadros de dados relativos à prevalência do consumo de drogas, incluindo inquéritos à população geral e análises de águas residuais (todas as substâncias)

Quadros de dados específicos à MDMA

Button for European Drug Report 2025 survey - click to take survey


Top