Relatório Europeu sobre Drogas 2024: Tendências e Evoluções

Nota introdutória
O presente relatório baseia-se em informação fornecida ao EMCDDA pelos Estados-Membros da União Europeia, pelo país candidato Turquia e pela Noruega, num processo de fornecimento de dados anual.
O objetivo do presente relatório é descrever, de forma global e sucinta, o fenómeno da droga na Europa até ao final de 2023. Assim, todos os dados agrupados, agregados e legendas refletem a situação com base em dados disponíveis em 2023 no que diz respeito à composição da União Europeia e aos países que participam nos exercícios de apresentação de relatórios do EMCDDA. No entanto, nem todos os dados cobrirão todo o período. Devido ao tempo necessário para compilar e submeter os dados, muitos dos conjuntos de dados anuais aqui incluídos são do ano de referência, de janeiro a dezembro de 2022. A análise das tendências baseia‑se apenas nos países que fornecem dados suficientes para descrever a evolução registada ao longo do período em causa. Importa assinalar também que a monitorização dos padrões e tendências de um comportamento oculto e estigmatizado como o consumo de droga é difícil, tanto em termos práticos como metodológicos, o que nos levou a utilizar múltiplas fontes de dados para efetuar a análise que aqui apresentamos. Embora se observem melhorias consideráveis, tanto a nível nacional como nas análises que hoje são possíveis a nível europeu, importa reconhecer as dificuldades metodológicas existentes neste domínio. Recomenda-se, assim, uma interpretação prudente dos dados, sobretudo quando se comparam países em relação a qualquer medida individual. Na versão em linha do Boletim estatístico 2024 poderão encontrar-se advertências relativas aos dados, bem como informações detalhadas sobre a metodologia, os condicionalismos analíticos e comentários sobre as limitações do conjunto de informações disponíveis. Estão igualmente disponíveis informações sobre os métodos e os dados utilizados nas estimativas a nível europeu, com destaque para eventuais interpolações.
Conteúdo
A situação das drogas na Europa até 2024
Esta página baseia-se nos dados mais recentes disponíveis para fornecer uma panorâmica da situação atual e das questões relacionadas com as drogas emergentes que afetam a Europa, com destaque para o ano até ao final de 2023. A análise aqui apresentada destaca alguns desenvolvimentos que podem ter implicações importantes para as políticas e os profissionais em matéria de droga na Europa.
Compreender a situação das drogas na Europa em 2024 - principais desenvolvimentos
Oferta, produção e precursores de drogas
Uma análise dos indicadores relacionados com a oferta de drogas ilícitas de uso corrente na União Europeia sugere que a disponibilidade continua a ser elevada em quase todos os tipos de substâncias. Nesta página, pode encontrar uma panorâmica da oferta de droga na Europa com base nos dados mais recentes, apoiada pelas últimas tendências temporais das apreensões de droga e das infrações à legislação em matéria de droga, juntamente com os dados de 2022 sobre a produção de droga e as apreensões de precursores.
Oferta, produção e precursores de drogas – a situação atual na Europa
Canábis
A canábis continua a ser, de longe, a droga ilícita mais consumida na Europa. Nesta página, pode encontrar a análise mais recente da situação da canábis na Europa, incluindo a prevalência do consumo, a procura de tratamento, as apreensões, o preço e a pureza, os danos e muito mais.
Canábis – a situação atual na Europa
Cocaína
A cocaína é, a seguir à canábis, a segunda droga ilícita mais utilizada na Europa, embora os níveis de prevalência e os padrões de consumo variem consideravelmente de país para país. Nesta página, pode encontrar a análise mais recente da situação da cocaína na Europa, incluindo a prevalência do consumo, a procura de tratamento, as apreensões, o preço e a pureza, os danos e muito mais.
Cocaína – a situação atual na Europa
Estimulantes sintéticos
A anfetamina, a metanfetamina e, mais recentemente, as catinonas sintéticas são estimulantes sintéticos do sistema nervoso central disponíveis no mercado da droga na Europa. Nesta página, pode encontrar a análise mais recente da situação dos estimulantes sintéticos na Europa, incluindo a prevalência do consumo, a procura de tratamento, as apreensões, o preço e a pureza, os danos e muito mais.
Estimulantes sintéticos – a situação atual na Europa
MDMA
MDMA é uma droga sintética quimicamente relacionada com as anfetaminas, mas com efeitos um tanto diferentes. Na Europa, o consumo de MDMA tem estado geralmente associado a padrões episódicos de consumo no contexto da vida noturna e do entretenimento. Nesta página, pode encontrar a análise mais recente da situação da droga referente a MDMA na Europa, incluindo a prevalência do consumo, as apreensões, o preço e a pureza e mais.
MDMA – a situação atual na Europa
Heroína e outros opiáceos
A heroína continua a ser o opiáceo ilícito mais consumido na Europa e é responsável por uma grande parte dos encargos de saúde atribuídos ao consumo de drogas ilícitas. No entanto, o problema dos opiáceos na Europa continua a evoluir de formas que poderão ter implicações importantes na forma como abordamos as questões neste domínio. Nesta página, pode encontrar a análise mais recente da situação da heroína e outros opiáceos na Europa, incluindo a prevalência do consumo, a procura de tratamento, as apreensões, o preço e a pureza, os danos e muito mais.
Heroína e outros opiáceos – a situação atual na Europa
Novas substâncias psicoativas
O mercado das novas substâncias psicoativas caracteriza-se pelo grande número de substâncias que surgiram, sendo detetadas novas substâncias todos os anos. Nesta página, pode encontrar uma panorâmica da situação das novas substâncias psicoativas na Europa, apoiada por informações do sistema de alerta rápido da UE sobre apresensões e substâncias detetadas pela primeira vez na Europa. As novas substâncias abrangidas incluem os canabinoides sintéticos e semissintéticos, as catinonas sintéticas, os novos opiáceos sintéticos e os nitazenos.
Novas substâncias psicoativas – a situação atual na Europa
Outras drogas
A par das substâncias mais conhecidas disponíveis nos mercados de drogas ilícitas, utilizam-se na Europa uma série de outras substâncias com propriedades alucinogénicas, anestésicas, dissociativas ou depressoras, nomeadamente o LSD, os cogumelos alucinogénicos, a cetamina, o GHB e o óxido nitroso. Nesta página, poderá encontrar a análise mais recente da situação relativa a estas substâncias na Europa, incluindo apreensões, prevalência e padrões de utilização, entrada no tratamento, danos, etc.
Outras drogas - a situação atual na Europa
Consumo de drogas injetáveis
Apesar do contínuo declínio do consumo de drogas injetáveis na União Europeia ao longo da última década, este comportamento continua a ser responsável por um nível desproporcionado de danos agudos e crónicos para a saúde associados ao consumo de drogas ilícitas. Nesta página, poderá encontrar a mais recente análise do consumo de drogas injetáveis na Europa, incluindo dados-chave sobre a prevalência a nível nacional e entre os utentes que iniciam tratamento especializado, bem como informações resultantes de estudos sobre a análise de resíduos nas seringas e muito mais.
Consumo de drogas injetáveis - a situação atual na Europa
Doenças infeciosas relacionadas com o consumo de drogas
As pessoas que injetam drogas correm o risco de contrair infeções através da partilha de materiais para consumo de drogas. Nesta página, pode encontrar a análise mais recente das doenças infeciosas relacionadas com o consumo de drogas na Europa, incluindo dados-chave sobre infeções com os vírus do VIH e das hepatites B e C.
Doenças infeciosas relacionadas com o consumo de drogas – a situação atual na Europa
Mortes induzidas pelas drogas
A estimativa da mortalidade atribuível ao consumo de droga é fundamental para compreender o impacto do consumo de droga na saúde pública e a forma como este pode mudar ao longo do tempo. Nesta página, pode encontrar a análise mais recente das mortes induzidas pelo consumo de droga na Europa, incluindo os principais dados sobre mortes por overdose, substâncias envolvidas e outras.
Mortes induzidas por drogas - a situação atual na Europa
Tratamento com agonistas opiáceos
Os consumidores de opiáceos representam o maior grupo submetido a tratamento especializado da toxicodependência, principalmente sob a forma de tratamento com agonistas opiáceos. Nesta página, pode encontrar a análise mais recente da oferta de tratamento com agonistas opiáceos na Europa, incluindo dados essenciais sobre a cobertura, o número de pessoas em tratamento, as vias de tratamento e muito mais.
Tratamento com agonistas opiáceos – a situação atual na Europa
Redução de danos
A redução dos danos abrange intervenções, programas e políticas que procuram reduzir os danos sanitários, sociais e económicos da utilização de drogas para os indivíduos, as comunidades e as sociedades. Nesta página, pode encontrar a análise mais recente das intervenções de redução dos danos na Europa, incluindo dados essenciais sobre o tratamento com agonistas opiáceos, programas de naloxona, salas de consumo de drogas, entre outros.
Redução de danos - a situação atual na Europa
Versão PDF do relatório completo
O Relatório Europeu sobre Drogas de 2024 foi concebido como um primeiro produto digital, estruturado por módulos e otimizado para a leitura em linha. Em cada capítulo, pode descarregar uma versão PDF da página. Disponibilizamos aqui uma versão PDF do relatório completo (todos os módulos e quadros de anexos combinados). Note-se que podem ter ocorrido alguns erros durante o processo de transformação e que é possível que esta versão não contenha todas as correções feitas desde que o relatório foi publicado pela primeira vez (verifique a data da última atualização).
Descarregue a versão completa em PDF do Relatório Europeu sobre Drogas 2024 (16 MB, última atualização em 14.06.2024)
Lista de figuras
Está disponível uma lista de todas as figuras do relatório.
Visualizações de dados
Encontra-se abaixo uma seleção de visualizações de dados do relatório.
ANEXO Quadros de dados nacionais
Estes quadros, produzidos especificamente para o Relatório Europeu sobre a Drogas, fornecem dados nacionais referentes a estimativas de prevalência do consumo de drogas, incluindo o consumo de opiáceos problemáticos, tratamentos de substituição, número total de indivíduos em tratamento, indivíduos a iniciar tratamento, consumo de drogas injetáveis, mortes induzidas pela droga, doenças infeciosas relacionadas com drogas, distribuição de seringas e apreensões de drogas. Os dados são extraídos, e constituem um subconjunto, do Boletim Estatístico 2024 do EMCDDA, onde também estão disponíveis notas e metadados. Estão indicados os anos a que os dados se referem. Além disso, para alguns indicadores, estes quadros de dados também fornecem valores totais para a UE, bem como para os países declarantes do EMCDDA, «UE+2» (Estados-Membros da UE, Turquia e Noruega).
Relatório Europeu sobre Drogas de 2024 – quadros anexos
Dados de origem
As ligações para todos os quadros de dados de fontes utilizadas no relatório para criar visualizações de dados podem ser encontradas na parte inferior de cada capítulo, bem como, na maioria dos casos, em baixo de cada gráfico. A totalidade do conjunto de dados de origem para o relatório, incluindo os dados para os quadros que figuram no relatório, pode ser encontrada utilizando a ligação abaixo. Todos os dados são plenamente compatíveis com a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
Conjunto completo de quadros de dados de origem para o Relatório Europeu sobre Drogas 2024
Juntamente com este relatório, foi lançado o Boletim Estatístico 2024, que dá acesso não só aos dados subjacentes que constituem a base do presente relatório, mas também a dados e estatísticas adicionais, notas metodológicas e advertências.
Agradecimentos
O EMCDDA agradece a colaboração prestada pelas pessoas e entidades que a seguir se mencionam:
- os diretores e pessoal dos pontos focais nacionais da Reitox;
- os correspondentes do sistema de alerta rápido dos pontos focais nacionais da Reitox e os peritos da sua rede nacional de alerta rápido;
- os serviços e peritos que, nos diferentes Estados-Membros, recolheram os dados brutos destinados ao relatório;
- os membros do Conselho de Administração e do Comité Científico do EMCDDA;
- o Parlamento Europeu, o Conselho da União Europeia (em especial, o grupo de trabalho horizontal «Drogas») e a Comissão Europeia;
- o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e a Europol;
- o Grupo Pompidou do Conselho da Europa, o Gabinete das Nações Unidas contra a Droga e o Crime, o Gabinete Regional para a Europa da Organização Mundial da Saúde, a Interpol, a Organização Mundial das Alfândegas, o Projeto Europeu de Inquérito Escolar sobre o Consumo de Álcool e outras Drogas (ESPAD), o Grupo Nuclear Europeu de Análise das Redes de Saneamento (Sewage Analysis Core Group Europe – SCORE), a Rede Europeia de Emergências Relacionadas com a Droga (European Drug Emergencies Network – EuroDEN), a Rede do Projeto Europeu de Recolha e Análise de Seringas (European Syringe Collection and Analysis Project Enterprise – ESCAPE) e a Rede do Projeto Transeuropeu de Informação sobre a Droga (Trans-European Drug Information project – TEDI).
A Reitox é a rede europeia de informação sobre a droga e a toxicodependência. A rede é constituída pelos pontos focais nacionais dos Estados‑Membros da União Europeia, da Turquia, da Noruega e da Comissão Europeia. Sob a responsabilidade dos seus governos, os pontos focais são as autoridades nacionais que fornecem informações no domínio da droga ao Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (EMCDDA).
Edições anteriores do presente relatório
As edições anteriores do Relatório Europeu sobre Drogas podem ser consultadas na nossa base de dados das publicações.
Acerca da presente publicação
Citação recomendada: Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (2024), Relatório Europeu sobre Drogas 2024: Tendências e Evoluções, https://www.emcdda.europa.eu/publications/european-drug-report/2024_en
Elementos de identificação:
HTML: TD-AT-24-001-PT-Q
ISBN: 978-92-9497-984-1
ISSN: 2314-9175
DOI: 10.2810/22613