Ofertas de emprego na EUDA
Junte-se à nossa equipa!
Tem paixão por fazer a diferença no combate às drogas ilícitas, ajudando a preparar melhor os países da UE para enfrentar estas ameaças? Se sim, convidamo-lo a juntar-se à equipa da Agência da União Europeia sobre Drogas (EUDA) e a contribuir para a nossa missão!
Continue a ler para saber como é trabalhar na EUDA ou clique no botão abaixo para consultar as nossas ofertas de emprego atuais.

Como membro da nossa equipa, terá a oportunidade de trabalhar num ambiente dinâmico e internacional, colaborando com especialistas de várias disciplinas. Valorizamos a diversidade e acolhemos profissionais de diferentes áreas, incluindo investigação, ciências sociais, saúde pública, estatística, análise de dados, desenvolvimento de políticas, comunicação, administração, entre outras.
Para trabalhar na EUDA, deverá idealmente responder a um convite à apresentação de candidaturas publicado pela Agência.
A EUDA oferece emprego em várias categorias de pessoal: agentes temporários, agentes contratuais, estagiários e peritos nacionais destacados. Clique nos separadores abaixo para saber mais sobre as características de cada categoria.
Junte-se a nós e contribua para a formulação de políticas de luta contra a droga assentes em dados concretos e para a promoção de uma Europa mais saudável e mais segura. Juntos, podemos fazer a diferença no combate à toxicodependência e criar uma mudança positiva nas nossas sociedades.
Aguardamos com expectativa a sua candidatura e a oportunidade de lhe dar as boas-vindas à EUDA!
Que tipo de postos de trabalho estão disponíveis?
Agentes temporários
Os agentes temporários são recrutados para preencher vagas na EUDA por um determinado período de tempo. Existem duas categorias de agentes temporários na EUDA: administradores (AD) e assistentes (AST).
Administradores
Os administradores trabalham em diversos setores e as suas funções podem incluir a elaboração de políticas, a realização de análises e de trabalhos de consultoria, a execução de tarefas regulamentares, a participação em negociações internacionais, a ligação com as partes interessadas e os parceiros, o contacto com os cidadãos, a revisão e tradução de textos jurídicos da UE, entre muitas outras.
Assistentes
Os assistentes desempenham funções administrativas, técnicas ou de formação que impliquem um certo nível de autonomia, especialmente no que respeita à execução da regulamentação e de instruções gerais, ou na qualidade de assistente pessoal de um membro da instituição, do chefe do gabinete privado de um membro da Agência, de um diretor-geral (delegado) ou de um gestor superior equivalente.
Agentes contratuais
É possível trabalhar para a EUDA com base num contrato a termo certo. Todos os lugares de agentes contratuais estão divididos em quatro grupos de funções (níveis de carreira):
GF I – Tarefas manuais e de apoio administrativo.
GF II – Tarefas de escritório e de secretariado, de direção de escritório e outras tarefas equivalentes.
GF III – Tarefas de execução, redação, contabilidade e outras tarefas técnicas equivalentes.
GF IV – Tarefas administrativas, de consultoria, linguísticas e tarefas técnicas equivalentes.
Estagiários
Os programas de estágios da EUDA têm por objetivo:
- dar aos jovens licenciados a oportunidade de conhecerem os objetivos gerais e o processo de integração europeia;
- proporcionar aos estagiários conhecimentos práticos sobre o funcionamento de uma agência europeia;
- permitir que os estagiários adquiram experiência e conhecimentos práticos sobre o trabalho quotidiano da EUDA e das suas unidades;
- dar aos estagiários a oportunidade de trabalharem num ambiente diversificado e multilingue, contribuindo para o desenvolvimento da compreensão, da confiança e da tolerância mútuas;
- permitir que os estagiários ponham em prática os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos ou carreiras profissionais.
Saiba mais sobre a Política de estágios.
Peritos nacionais destacados
Os peritos nacionais destacados são funcionários de uma administração pública nacional, regional ou local, ou de uma organização intergovernamental (OIG), que são destacados para o EUDA para promover o intercâmbio de experiências profissionais no domínio das drogas ilícitas e beneficiar de conhecimentos e experiências profissionais.
Os peritos nacionais destacados permanecem ao serviço dos seus empregadores, sendo pagos por estes, durante todo o período de destacamento.
O período inicial de destacamento é de seis a vinte e quatro meses. O destacamento é renovável, mas o período total de destacamento não pode exceder quatro anos.
Leia mais sobre:
Regras relativas ao destacamento de peritos nacionais para a EUDA
Orientações sobre a nomeação de peritos nacionais destacados para a EUDA
Testemunhos dos trabalhadores
Como é trabalhar na EUDA? Veja o que algumas das pessoas que trabalham aqui têm a dizer!

Para mim, trabalhar na EUDA não é apenas um emprego, é uma parte essencial da minha vida. Trabalho no combate às drogas ilícitas desde 1996, pelo que posso dizer que dediquei mais de metade da minha vida às drogas! No meu trabalho, tenho a oportunidade de colaborar com os melhores especialistas em todos os aspetos do fenómeno da droga, o que me permite aprender algo novo todos os dias – algo que considero fundamental. Os colegas são extremamente simpáticos e prestáveis, e a Agência valoriza o trabalho de equipa. Além disso, tenho a oportunidade de interagir com profissionais de toda a União Europeia, o que me enriquece através do contacto com diferentes culturas, com a diversidade e com os valores europeus. Pode parecer um cliché, mas o consumo de drogas afeta-nos a todos, uns mais do que outros, e sinto que o meu trabalho na Agência me dá a possibilidade de fazer a diferença numa área que me apaixona.
Andrew C.

Inês H.

Trabalhar na EUDA é como uma droga, com vários efeitos secundários. 😊 Começo todos os dias de trabalho com entusiasmo, o que é especial, tendo em conta que a minha rotina matinal inclui normalmente uma batalha com o botão de adiar de dois telemóveis. O ambiente de trabalho aqui é viciante, e isso deve-se às pessoas. Há um provérbio romeno que diz «omul sfinţeste locul» (=as pessoas santificam o lugar). Os colegas não são apenas colegas; são os melhores parceiros de crime que poderia desejar, sobretudo quando estamos a aprender. Além disso, valorizo muito o facto de poder pedir ajuda ou esclarecer dúvidas sem me sentir culpado ou inconveniente – o ambiente é fantástico. Em suma, temos uma combinação perfeita de profissionalismo e descontração. Fazemos um trabalho de elevada qualidade, mas conseguimos transitar facilmente de uma reunião séria para uma pausa cheia de animação.
Robert P.
O que oferecemos
Trabalho com significado
Junte-se à nossa missão e contribua para uma Europa mais saudável e segura, através de políticas e práticas mais informadas em matéria de droga.
Crescimento profissional
A EUDA está empenhada em promover o desenvolvimento profissional do seu pessoal. Proporcionamos acesso a programas de formação, conferências e seminários.
Colaboração e trabalho em rede
Trabalhe com uma equipa diversificada e multidisciplinar de peritos de toda a Europa. Beneficie da partilha de conhecimentos, da colaboração em projetos de investigação e da construção de uma forte rede profissional no domínio da droga.
Ambiente internacional
Enquanto agência da UE, promovemos um ambiente de trabalho internacional e inclusivo. Trabalhe com colegas de diferentes países, culturas e origens e obtenha perspetivas valiosas sobre os desafios relacionados com a droga em toda a Europa.
Equilíbrio entre a vida profissional e a vida familiar
Reconhecemos a importância do equilíbrio entre a vida profissional e a vida familiar e oferecemos regimes de trabalho flexíveis. Damos prioridade ao bem-estar dos nossos trabalhadores e prestamos apoio para uma integração saudável da vida profissional e familiar.
Remuneração e outros benefícios
A EUDA oferece um salário competitivo e um pacote abrangente de prestações sociais, com subsídios adicionais em função das circunstâncias pessoais dos membros do pessoal.
As condições de emprego na EUDA baseiam-se nas regras, nos princípios e nas condições de trabalho da função pública europeia, tal como especificado no Estatuto dos Funcionários da União Europeia e Regime Aplicável aos outros agentes da União Europeia.
Salário-base
Cada grau tem um salário-base composto por vários escalões. A progressão para o escalão seguinte ocorre automaticamente de dois em dois anos até se atingir o escalão superior dentro desse grau. Os salários-base são ajustados anualmente para acompanhar a inflação e o poder de compra nos países da UE.
É aplicado um coeficiente de correção à remuneração dos membros do pessoal, a fim de compensar as diferenças nas condições de vida, em comparação com Bruxelas e o Luxemburgo. Para avaliar essas diferenças nas condições de vida, o Estatuto dos Funcionários da UE utiliza as diferenças no poder de compra como um indicador estatisticamente fiável e calculável. Para Portugal, o fator de ponderação local é de 92,1 % para 2024.
Segurança social e impostos
Os membros do pessoal pagam um imposto comunitário retido na fonte e contribuem para:
- Seguro de saúde (1,7 %) e seguro de acidentes (0,1 %): tem cobertura desde o primeiro dia de trabalho. Esta cobertura abrangente inclui proteção contra doença, hospitalização, despesas médicas relacionadas com a gravidez, acidentes e doenças profissionais. Tem a liberdade de selecionar um médico da sua escolha, independentemente da sua localização a nível mundial. Está disponível o reembolso de até 85 % das despesas, dependendo da natureza do tratamento e dentro de limites especificados. Em determinadas condições, os cônjuges e os filhos podem também ser elegíveis para cobertura do seguro de doença, embora o seguro de acidentes não os possa abranger.
- Regime de pensões da UE: é concedida uma pensão de reforma ao pessoal que tenha completado um mínimo de 10 anos de serviço combinado na Agência ou noutra instituição da União Europeia, desde que tenha atingido a idade da reforma (65 ou 66 anos). Não é exigido um período mínimo quando a idade normal de reforma tiver sido atingida enquanto a pessoa estiver em serviço. Existe a possibilidade de transferir direitos de pensão adquiridos com outros regimes nacionais, mas esta transferência não conta para os «10 anos de serviço». Se sair das instituições antes dos 10 anos de serviço, terá de solicitar a transferência dos direitos adquiridos junto da UE para outro regime.
- Seguro de desemprego (0,81 %).
- Imposto sobre os rendimentos: o imposto sobre o rendimento é cobrado progressivamente a uma taxa compreendida entre 8 % e 45 % da parte tributável do seu salário. Calcula-se uma contribuição especial (6 %) sobre a parte da remuneração que excede a remuneração mínima. O seu salário está isento de impostos portugueses. Para mais informações, consulte o Protocolo relativo às Imunidades da União Europeia.
Subsídio de expatriação
O subsídio de expatriação é concedido aos funcionários que não tenham e nunca tenham tido a nacionalidade do Estado em cujo território se situa o local da sua colocação, e que não tenha, habitualmente, durante um período de cinco anos expirando seis meses antes do início de funções, residido ou exercido a sua atividade profissional principal no território do referido Estado, não sendo tomadas em consideração, para efeitos da presente disposição, as situações resultantes de serviços prestados a um outro Estado ou a uma organização internacional;
O subsídio de expatriação pode igualmente ser pago a funcionários que tenham ou tenham tido a nacionalidade do Estado em cujo território está situado o local da sua afetação, mas que tenha, habitualmente, durante um período de dez anos expirando à data do início de funções, residido fora do território europeu do dito Estado, por motivo diferente do exercício de funções num serviço de qualquer Estado ou organização internacional.
O subsídio de expatriação corresponde a 16 % do salário-base.
Subsídio de residência no estrangeiro
Um membro do pessoal que não tenha a nacionalidade do Estado em cujo território esteja situado o seu local de afetação, mas que não seja elegível para receber o subsídio de expatriação, receberá um subsídio correspondente a 4 % do salário-base total.
Abono de família
- Abono de lar: agentes que tenham filhos a cargo ou que sejam casados e cujo cônjuge tenha um rendimento inferior a um determinado limite. Corresponde a 231,51 euros, acrescidos de 2 % do vencimento mensal de base.
- Abono por filho a cargo: agentes que tenham filhos a cargo com menos de 18 anos de idade (ou até aos 26 anos, se o filho prosseguir estudos). Corresponde a 505,87 euros mensais por filho.
- Abono pré-escolar: agentes com filhos em idade pré-escolar, que ainda não frequentem o ensino básico. Corresponde a 123,59 euros mensais por filho.
- Abono escolar: as despesas de matrícula, frequência e transporte dos filhos no ensino básico, secundário ou universitário são reembolsadas até um limite máximo.
Subsídio de entrada em funções
- subsídio de instalação, para ajudar os agentes a instalar-se no local de afetação. Este subsídio é pago mediante a apresentação de um comprovativo de instalação (ou seja, contrato de arrendamento a longo prazo ou escritura de um imóvel).
- Subsídio de estadia destinado a cobrir os custos de residência temporária.
- Reembolso das despesas de mudança de residência.
- Viagem inicial do local de recrutamento para o local de afetação do membro do pessoal e da sua família direta.
Férias anuais
Os membros do pessoal têm direito a férias anuais de 24 dias úteis mais os feriados da EUDA, que correspondem a alguns feriados nacionais portugueses e à Páscoa, ao Natal e a outros eventos. São concedidos dias de férias adicionais por idade, por grau e se tiver direito ao subsídio de expatriação. É concedida uma licença especial para determinadas circunstâncias, como o casamento, o nascimento de um filho ou outros eventos familiares.
Horário flexível e teletrabalho
A EUDA tem em vigor um quadro flexível que abrange vários aspetos do trabalho diário do pessoal, incluindo o horário de trabalho, um horário flexível e teletrabalho.
As instalações incluem um ginásio
Processo de candidatura e seleção
Abaixo, encontrará uma síntese do processo de candidatura e de seleção
As vagas abertas são publicitadas no sítio Web da EUDA e noutros canais.
Os candidatos interessados devem candidatar-se ao lugar através da aplicação de recrutamento eletrónico da EUDA.
Todas as candidaturas são verificadas com base nos critérios de elegibilidade descritos no anúncio de vaga e apenas as candidaturas elegíveis são admitidas ao processo de seleção.
O comité de seleção analisará as candidaturas para verificar a elegibilidade dos candidatos e avaliar a sua conformidade com os requisitos especificados no convite à apresentação de candidaturas.
Os candidatos pré-selecionados serão convidados a realizar uma entrevista e uma prova escrita. Para alguns lugares, esta fase pode também incluir outras ferramentas de recrutamento, tais como estudos de casos e testes de competências.
Os candidatos aprovados nos processos de seleção são inscritos numa lista de reserva. A lista de reserva constitui um grupo de potenciais recrutas que a Agência poderá utilizar para preencher lugares vagos de natureza, grupo de funções e grau semelhantes. No entanto, a inscrição numa lista de reserva não garante emprego na EUDA.
Ofertas de emprego
Convites em curso
Abaixo, pode encontrar informações sobre quaisquer ofertas de emprego que estejam atualmente a ser publicitadas pela EUDA. Para se candidatar a ofertas de emprego ou consultar anteriores convites à apresentação de candidaturas, utilize o sistema de recrutamento eletrónico da EUDA.
Status | Vacancy | Reference | Contract type | Closing date | Grade |
---|---|---|---|---|---|
Applications under assessment | Scientific analyst, Health and social responses (harm reduction) | AD.2025.01 | Temporary Agent | 11.03.2025 at 23h59, Lisbon time |
AD6 |
Applications under assessment | IT service manager | AST.2025.01 | Temporary agent | 17.02.2025 at 23h59, Lisbon time |
AST 4 |
Applications under assessment | Scientific analyst, Health and social responses (drug prevention) | AD.2024.12 | Temporary agent | 22.01.2025 at 23h59, Lisbon time |
AD 6 |
Applications under assessment | Scientific analyst, Drug policy | AD.2024.09 | Temporary Agent | 15.01.2025 at 23h59, Lisbon time |
AD6 |
Applications under assessment | Chief Scientist | AD.2024.11 | Temporary Agent | 14.01.2025 at 23h59, Lisbon time |
AD10 |
Applications under assessment | Head of Unit ‘Risks to public safety and security unit (policy, crime and markets)’ | AD.2024.10 | Temporary Agent | 11.12.2024 at 23h59, Lisbon time |
AD9 |
Applications under assessment | Scientific analyst, action on new drugs | CA.2024.05 | Contract agent | 04.09.2024 at 23h59, Lisbon time |
FG IV |
Convites encerrados
Status | Vacancy | Reference | Contract type | Closing date | Grade |
---|---|---|---|---|---|
Closed | Reitox and external partners unit - ICS-EU4MD project traineeship | 2025/TR/RTX-ICS-EU4MD | Traineeship | 28.11.2024 at 23h59, Lisbon time |
|
Closed | Trainee for the Public health unit | 2025/TR/HEA-PRS | Traineeship | 11.11.2024 at 23h59, Lisbon time |
|
Closed | Trainee for the Communication unit and the Information and communication technology unit | 2025/TR/COM_ICT | Traineeship | 11.11.2024 at 23h59, Lisbon time |
|
Closed | Trainee for Risks to public safety and security unit | 2025/TR/SAS-AND | Traineeship | 11.11.2024 at 23h59, Lisbon time |
|
Closed | Trainee for the Resources management and administrative services unit | 2025/TR/ADM-HRMS | Traineeship | 11.11.2024 at 23h59, Lisbon time |
|
Closed | Trainee for the Information and communication technology unit | 2025/TR/ICT | Traineeship | 11.11.2024 at 23h59, Lisbon time |
|
Closed | Trainee for the Public health unit - Head of sector Trends and analysis | 2025/TR/HEA-TAS | Traineeship | 11.11.2024 at 23h59, Lisbon time |
|
Closed | Reitox and external partners unit traineeship (2025/TR/RTX) | 2025/TR/RTX | Traineeship | 11.11.2024 at 23h59, Lisbon time |
|
Closed | Reitox and external partners unit - International cooperation traineeship | 2025/TR/RTX-IC | Traineeship | 11.11.2024 at 23h59, Lisbon time |
|
Closed | Communication unit traineeship | 2025/TR/COM | Traineeship | 11.11.2024 at 23h59, Lisbon time |
|
Closed | Public health unit - Support to policy traineeship | 2025/TR/HEA-POS | Traineeship | 11.11.2024 at 23h59, Lisbon time |
|
Closed | Risks to public safety and security unit - Markets, crime and supply reduction traineeship | 2025/TR/SAS-MCSR | Traineeship | 11.11.2024 at 23h59, Lisbon time |
Anteriores convites à apresentação de candidaturas
Encorajamo-lo a analisar cuidadosamente os requisitos e as qualificações de cada lugar e a apresentar a sua candidatura dentro do prazo previsto.
Proteção de dados
Todos os dados pessoais recolhidos para o processo de recrutamento só serão utilizados para efeitos desse procedimento e não serão, em caso algum, transmitidos a terceiros. Todos os dados fornecidos serão tratados com a mais estrita confidencialidade e com elevados padrões de segurança. Todos os documentos fornecidos à EUDA durante o processo de recrutamento serão conservados nos dossiês da EUDA e não serão devolvidos aos candidatos. Os documentos de candidatura só serão conservados enquanto for obrigatório para cumprir os requisitos dos procedimentos de auditoria/controlo existentes aplicáveis à EUDA.